PreviSinop recebe prêmio nacional de inovação previdenciária pelo projeto 'Pilates'
Publicado em: 21/02/2025
Autor: Giseli Lima
Data: 21 de Fevereiro de 2025
Autor: Giseli Lima
A noite carioca, desta quinta-feira (20), teve um brilho ainda mais especial para os representantes do PreviSinop, que em meio aos olhares atentos da plateia e aplausos calorosos, receberam uma conquista importante para o instituto, o troféu pela classificação no 7º Prêmio Nacional de Inovação da ANEPREM, trazendo para a instituição o reconhecimento por um projeto que tem transformado vidas: o Pilates. A iniciativa, integrada ao programa de pós-aposentadoria "Sorrisos não Envelhecem", tem contribuído para o bem-estar e qualidade de vida dos servidores aposentados de Sinop.
A entrega da premiação ocorreu durante o 3º Congresso Nacional de Conselheiros Previdenciários e Gestores Públicos, realizado no Rio de Janeiro–RJ. Essa conquista, além de simbolizar o reconhecimento nacional da relevância do projeto, reafirma o compromisso do PreviSinop com a humanização e o cuidado integral em prol dos seus segurados.
Para a psicóloga da instituição, Rubhia Leal Pedrotti, uma das idealizadoras do projeto, expressou sua gratidão e emoção ao receber o prêmio juntamente com a equipe. “Receber este prêmio nacional é uma grande honra. É um reconhecimento do trabalho árduo e dedicado de toda a nossa equipe. Esta conquista valoriza não apenas o nosso município, mas também reforça que estamos trilhando o caminho certo, sempre com compromisso e excelência. Agradecemos a todos que contribuem diariamente para esse sucesso. Isso nos traz motivação para continuarmos promovendo melhorias e avanços para nossos segurados”, destacou.
Já a superintendente executiva previdenciária, Daniela Sevignani, relatou a alegria em ver um sonho sendo materializado por meio desse reconhecimento. "Quando idealizamos o Pilates dentro do programa 'Sorrisos não Envelhecem', sabíamos que seria algo positivo, mas ver a mudança real na vida de nossos aposentados é algo indescritível. Receber esse reconhecimento é a certeza de que estamos fazendo um bom trabalho, proporcionando qualidade de vida, acolhimento e bem-estar e tudo isso faz parte do propósito da instituição. Esse prêmio é de cada aposentado que nos permitiu colocar este projeto em prática, que acreditou no nosso trabalho e se redescobriu através das ações que desenvolvemos, entendendo a importância de cuidar do corpo e da mente em prol de uma aposentadoria mais saudável”, enfatizou.
Para a servidora aposentada Neozilda da Luz, ser uma das beneficiadas do projeto pilates, trouxe mais alegria para sua vida, entre outras vantagens. "Quando me aposentei, senti um vazio. Eu estava acostumada a uma rotina ativa, e, de repente, a minha realidade foi outra. Sou grata pelo programa ‘Sorrisos não Envelhecem' que me trouxe de volta a alegria de viver, e o Pilates, em especial, me deixou mais ativa e melhorou minha autoestima. Hoje, sou outra pessoa, me sinto mais disposta, saudável e com certeza muito mais feliz. Os projetos do PreviSinop transformaram a minha vida", revelou.
O presidente do Conselho Fiscal Auro Fabre, que esteve na premiação, também ressaltou a importância do reconhecimento nacional para a instituição “É uma honra para nós fazer parte dessa autarquia e receber mais um prêmio nacional de inovação previdenciária, prêmio este que mostra o empenho de toda a equipe do PreviSinop, nos emociona e nos faz acreditar que estamos de fato contribuindo para o crescimento do instituto. Esta é uma merecida valorização, resultado do compromisso de todos que fazem parte da instituição”, pontuou.
Já a professora de pilates, Josefa Faé, declarou que o projeto iniciou sem a pretensão de receber prêmios e reforçou a importância de iniciativas como essa dentro dos Regimes Próprios de Previdência (RPPS). "Quando nós começamos, não pensávamos em prêmios, reconhecimento, nossa intenção era criar um projeto que envolvesse os servidores aposentados, que os trouxessem para dentro do instituto para que pudéssemos proporcionar ações que pudessem contribuir para uma vida saudável, que pudessem melhorar a autoestima, mobilidade para que eles possam ser mais independentes. E hoje, ver a proporção que o projeto pilates ganhou nos deixa imensamente felizes, todos estamos radiantes, tamanha nossa alegria em testemunhar tantas vidas transformadas por meio dessa ação. O trabalho do PreviSinop vai muito além da gestão de recursos e aposentadorias. Ele é um exemplo de como é possível transformar a previdência em um espaço de acolhimento, prevenção e promoção de saúde. O Pilates é uma prova de que é possível envelhecer com qualidade e dignidade. Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho sério, humano e essencial para os segurados do instituto”, afirmou.
Com mais esta conquista, o PreviSinop deixa um legado com projetos consistentes e comprovada que, de fato, sorrisos não envelhecem.